Anel ou Arganel?

Quem nunca ficou na dúvida ao se referir àquele acessório que usamos pra prender nosso Lenço Escoteiro? Anel ou Arganel??
 
Bem...primeiro, vamos às definições do dicionário:
- Anel: "Círculo de matéria dura, a que se prende alguma coisa";
- Arganel (ou Arganéu): "argola grande; argola a que se prendem os tirantes das peças de artilharia; grossa argola chumbada nas muralhas, à qual se amarravam os navios; argola da âncora a que se prende a amarra; anel de arame que se coloca no focinho dos porcos para impedir que focem".
 
Já no P.O.R. (Princípios, Organizações e Regras) diz que devemos usar um anel para unir as duas pontas do lenço escoteiro mantendo-o junto ao pescoço. Além disso ele apresenta o Anel de Gilwell como sendo "uma pinha de dois cordões, trançada em couro roliço com 0,5 cm de diâmetro". Em nenhum capítulo aparece a palavra "arganel", o que deixa claro que o correto a ser utilizado é mesmo "anel".
Acredita-se que o termo "arganel" tenha surgido no escotismo por se tratar de um sinônimo de "argola", assim como o "anel". Mas é comum vermos Escoteiros do Mar, que sabem a diferença entre as duas, corrigirem para "anel' como o nome correto do nosso acessório.
 
Sempre Alerta!!
 

Comentários

  1. Procurando por arganel e olha o que achei.. haha
    Agora sim faz sentido. anel > arganel, ha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas